Pular para o conteúdo

EMCASA realiza nova capacitação de sua equipe para o Programa Título Legal

Nos últimos meses, a EMCASA vem realizando treinamentos da sua equipe para os trabalhos de regularização fundiária urbana, o Programa Título Legal. Dando continuidade ao processo de capacitação interna, nas últimas semanas, a equipe que compõe o atual quadro de funcionários da empresa, se reuniu para dar continuidade ao processo de capacitação com dois treinamentos, um de Introdução à Regularização Fundiária, ministrado pela Diretora Técnica e Social da EMCASA, Ana Paula Luz e o outro sobre Abordagem, Mobilização Social e Participação Social, ministrado pela assistente social Waldéa Couto. 

O objetivo é que todos os colaboradores da Companhia sejam capacitados sobre o programa Título Legal, que se iniciará em breve, em uma das maiores áreas a ser regularizada: o Jardim Gaúcho, na zona sul da cidade, onde está prevista a regularização de 670 unidades.

Durante o primeiro treinamento foram apresentadas as diferenças entre os vários conceitos importantes quando se trata de regularização fundiária, além da diferença entre contrato de compra e venda, escritura e registro do imóvel.

Na segunda parte do treinamento, foram apresentados os temas Abordagem, Mobilização Social e Participação Social. Os funcionários foram sensibilizados para as diversas formas tanto de abordagem quanto da mobilização da população, considerando que este é um ponto muito importante. Isto porque uma abordagem correta vai provocar a mobilização da população assistida pela Emcasa e isso resultará em uma participação popular mais ampla. 

Outro aspecto discutido foi no que diz respeito à documentação necessária para a realização do Cadastro Social, que tem o objetivo de identificar os moradores, suas condições socioeconômicas e o uso do lote, garantindo que a regularização atenda de forma justa aqueles que realmente necessitam. Waldéa apontou que, para que não haja problemas na hora da realização do Cadastro, é necessário que os moradores informem os dados corretamente e apresentem os documentos de todos os moradores da casa.

Além dessas discussões, o treinamento também abordou as outras etapas que são cumpridas durante o cadastramento das pessoas interessadas em participar do Programa Título Legal. Essas etapas incluem o preenchimento e assinatura das Declarações Obrigatórias e Declarações Complementares por parte dos moradores, que servirão como base para a análise de cada cadastro. 

Com os treinamentos de seus colaboradores, a EMCASA demonstra e reafirma, na prática, seu compromisso em continuar a oferecer à população de Juiz de Fora um trabalho qualificado e comprometido com a defesa da cidadania plena! Afinal, o direito à moradia é um direito de todos!

Fique atento às nossas redes sociais e materiais informativos! Em breve, divulgaremos as datas e locais das primeiras ações no bairro.