Na última quarta-feira, 18 de junho, um novo capítulo foi escrito na história do Alto Santo Antônio. Em uma cerimônia marcada por emoção, pertencimento e reconhecimento, 198 famílias receberam os títulos de propriedade de seus imóveis por meio do programa Título Legal, promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular (SEDUPP) e da EMCASA (Companhia Municipal de Habitação e Inclusão Produtiva).
O evento foi realizado no campo do bairro Santo Antônio, com a presença da prefeita Margarida Salomão, autoridades do executivo e do legislativo, além de representantes da comunidade local. Para as famílias beneficiadas, o documento oficializa o que por anos foi construído com muito esforço: o direito de morar com segurança, dignidade e estabilidade jurídica.
Em seu discurso, a prefeita Margarida Salomão, reforçou a importância do Título Legal como um programa provedor de direitos: “Vocês hoje não estão ganhando um presente, vocês estão usufruindo daquilo que conquistaram. O direito à terra, é um dos direitos mais importantes e menos respeitados na história do Brasil, então eu fico extremamente feliz de estar aqui hoje, para que nós, da Prefeitura de Juiz de Fora, possamos cumprir o dever de entregar à vocês o título de vitória daquilo que vocês conquistaram.”
Para a Diretora Técnica e Social da EMCASA, Ana Paula Luz, “a entrega dos títulos em um território tão extenso e consolidado, com inúmeras famílias residindo há mais de 30 anos na área, reforça o compromisso de um trabalho que vai além, proporcionando a identificação das potencialidades e melhorias urbanas que poderão qualificar ainda mais a região, para além do reconhecimento e da conquista da terra para as famílias. .
A entrega no Alto Santo Antônio é parte de um esforço contínuo de regularização fundiária que vem transformando a vida de milhares de famílias em Juiz de Fora. Só em junho, o Título Legal já beneficiou moradores do Arco-Íris, Comunidade Cigana Calón no bairro Igrejinha, Santa Paula e Alto Santo Antônio, seguindo para a última entrega do mês, no próximo dia 24, no Terranostra e Portal Formoso.
Para a comunidade, o sentimento é de alívio e conquista. Uma das representantes locais, presente na cerimônia, destacou a importância da conquista para os moradores: “Quem está desde o início sabe que foi uma luta muito longa, foi muito sofrimento, mas um dia a vitória chega e hoje é o marco dessa vitória. Hoje temos a documentação necessária para garantir que nunca mais seremos chamados de sem terra: agora somos proprietários.”
A EMCASA segue comprometida com sua missão de garantir habitação digna, segura e com reconhecimento legal para a população. E o Título Legal mostra que, com trabalho sério e planejamento, é possível transformar a cidade e a vida das pessoas.