Pular para o conteúdo

Profissionais da EMCASA marcam presença em evento da PJF com o TCE

Nos dias 24 e 25 deste mês, Juiz de Fora recebeu a primeira edição de 2025 do “Encontro Técnico TCE-MG e os Municípios”. O evento, realizado em parceria  entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), teve como tema central a “Fiscalização e Transparência: o TCE-MG e a Reforma Tributária nos Municípios”. O objetivo do encontro foi levar a  gestores, servidores e demais atores que atuam na administração pública, não apenas discussões sobre a reforma tributária, mas promover oficinas técnicas englobando temas como análise contábil de balanços em processos licitatórios, fase preparatória da licitação e pontos críticos na gestão de contratos de obras públicas.

A palestra de abertura foi realizada pelo presidente do TCE-MG, Durval Ângelo, seguida de Aula Magna proferida por Gustavo Vidigal Costa, professor da Escola de Contas e Capacitação Prof. Pedro Aleixo, vinculada ao TCE-MG, que abordou as mudanças, desafios e perspectivas trazidas pela reforma tributária para as finanças dos municípios. A abertura contou também com a presença da prefeita Margarida Salomão, além de vários políticos de Juiz de Fora e região.

Parte da equipe de profissionais da EMCASA participou dos dois dias de capacitação do evento. Para o diretor administrativo e financeiro da Companhia, Lucas Cassab, “as capacitações mostram que a EMCASA está no caminho certo, considerando que a Companhia visa sempre treinar os funcionários e estar sempre atenta às tendências, seja de mercado, seja da política para fazer processos cada vez melhores, mais eficientes e transparentes para a população”.

Segundo Sydney Zampico, pregoeiro da EMCASA, “O evento realizado pelo TCE-MG trouxe aspectos importantíssimos e atualmente relevantes acerca da conduta da administração pública para promoção da transparência e obediência aos princípios regentes”. O profissional destaca a abordagem adotada nas palestras, na medida em que se prestigiou a função pedagógica dos Tribunais de Contas em detrimento de uma visão que ele classifica como “punitivista”. 

Depois de Juiz de Fora, o Encontro Técnico será realizado nas cidades de Salinas, Patos de Minas, Uberlândia, Manhuaçu, Coronel Fabriciano, Araçuaí e Contagem.