Dando continuidade ao Projeto Rotas, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/ MG), realizou nesta terça-feira (25) a 160º Reunião Plenária Ordinária do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais. O evento, voltado especificamente aos profissionais de arquitetura e urbanismo, reuniu conselheiros de todo o estado de Minas Gerais, e a EMCASA foi convidada para apresentar os trabalhos relacionados aos editais de patrocínio da ATHIS (Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social). Vencedora 3 vezes consecutivas nos últimos três anos, a Companhia vem se destacando como um case de sucesso por conseguir realizar intervenções pontuais nas moradias atendidas, mesmo com recursos limitados, fazendo diferença na vida das pessoas.
Segundo Ana Paula Luz, Diretora Técnica e Social da EMCASA, “foi uma grande honra apresentar os trabalhos desde a implementação da política de ATHIS até os resultados das execuções para todos os conselheiros do CAU/ MG. Isso demonstra o reconhecimento pela atuação da EMCASA ao longo dos últimos anos”. Ana Paula também enfatiza o papel fundamental da Prefeitura de Juiz de Fora neste reconhecimento, citando a criação da Lei Municipal nº 14.272/21 que Institui a Assistência Técnica Pública para Habitação de Interesse Social e seu Decreto Regulamentador nº 14.986/2022 que cria o Escritório Público e se torna um marco importante para a execução da Política Habitacional no Município. .
A Diretora salienta que a participação da EMCASA na Plenária, foi uma oportunidade fantástica de compartilhar com outros municípios a experiência de, a partir da realidade local, ser possível criar políticas públicas impactantes e abrangentes, e que possam ser aplicadas em outras regiões do estado e até mesmo do país. Ela defende a ideia de que é possível caminhar no sentido de criar uma política pública habitacional que seja perene e não apenas pontual, desde que se tenha critérios bem definidos. Ana Paula também afirma que ainda há muito o que avançar no que se refere às leis habitacionais e cita como exemplo a urgência no debate sobre mudanças climáticas, as quais exigem que se pense na estratégia das cidades resilientes, que são aqueles municípios que conseguem resistir e se recuperar de desastres climáticos rapidamente, sejam eles naturais ou provocados por alguma ação humana.
Também presente no evento, Victoria Daniel, Gerente de Projetos e Contratos da EMCASA, destaca que “a Plenária foi uma oportunidade de se criar conexões e uma riquíssima troca de experiências com profissionais de praticamente quase todo o estado de Minas Gerais. Sem contar que nessas ocasiões a EMCASA ganha uma visibilidade positiva grande, uma vez que é apresentada pela diretoria do CAU/MG como referência quando o assunto é ATHIS. Isso mostra o compromisso, a consistência e a robustez do nosso trabalho”, conclui.
O reconhecimento da diretoria do CAU/MG do trabalho desenvolvido pela EMCASA vem solidificar e reafirmar o compromisso da Companhia com a população de Juiz de Fora que procura nossos serviços. É por meio de uma atuação ética, responsável, humana e voltada para a construção de uma cidade cada vez mais solidária que estamos trabalhando há quase quatro décadas.